quinta-feira, 2 de abril de 2015

CAPÍTULO 3 - ASSESSORIA EMPRESARIAL

Ao criar a empresa, os sócios tiveram como ideia central oferecer às empresas soluções sob medida (ou On Demand).



Há mais de 18 anos neste mercado, temos escutado estas perguntas e procurado respondê-las de forma bem simples e, ao mesmo tempo, demonstrando a importância deste módulo para sua empresa.

O que é uma assessoria empresarial?

A assessoria empresarial é um serviço oferecido para as empresas-clientes, com objetivo de impulsionar seus negócios, ampliar a sua lucratividade e sua competitividade, sem tirar o foco dos diretores para o seu objetivo principal que são os resultados.

Ao contratar este serviço, a empresa-cliente pode utilizar-se de uma empresa de assessoria empresarial que conta com uma equipe de profissionais especializados ou por um assessor independente e que possua uma vasta experiência nos assuntos a que se dedica. Neste caso, é importante avaliar a experiência do assessor independente e sua dedicação ao projeto assumido.

Qual a diferença entre Assessoria Empresarial e Consultoria Empresarial?

A semântica entre as duas é a mesma. No entanto, os autores optaram por definir a diferença apenas entre as ações.

Entende-se que o assessor empresarial atuará diretamente sobre os processos, e que o consultor empresarial, apontará os caminhos para que o contratante desenvolva a totalidade do trabalho. Toda e qualquer empresa que contrata os serviços de consultoria ou assessoria empresarial, acaba por criar uma expectativa frente às atividades, mas é importante ressaltar que o assessor ou o consultor empresarial é um parceiro na busca do resultado e o empresário é o maior interessado para que se atinja este resultado.

A vantagem de contratar uma assessoria empresarial, estruturada, com empresa aberta e idônea, é a segurança de não haver vínculos trabalhista entre seus assessores e a empresa-contratante, a garantia de receber serviços de qualidade para manutenção de todos os seus clientes e a tranquilidade de agregar valor ao seu negócio.

Algumas etapas para o início do trabalho da assessoria empresarial ou para a consultoria empresarial:

• Levantamento de necessidades ou análise da queixa inicial;

• Formalização do Contrato de Prestação de Serviços, com definição de trabalho, cronograma e valores – sugestão é uma reunião de apresentação desta proposta;

• Diagnóstico – período em que o consultor/assessor empresarial confronta o que a queixa inicial apresenta e o que de fato acontece na empresa. É um erro achar que o contratado saberá o que está acontecendo em apenas uma ou 2 semanas. O acompanhamento deve existir por um período!

• Reunião de Alinhamento e início dos trabalhos de assessoria;

• Planejamento de Ações e novo cronograma;

• Execução das atividades, com reuniões periódicas de balizamento e acompanhamento das expectativas, com gestores ou a direção. É importante não terceirizar responsabilidades para outros colaboradores. Lembre-se: “o boi engorda aos olhos do dono”.

• Avaliação dos Resultados, empresa cliente e a assessoria empresarial avaliam o caminho percorrido, os resultados obtidos e reveem o planejamento para novas etapas.

A Assessoria Empresarial deve ser vista de fato como uma parceira do negócio. Se a empresa cliente consegue sucesso seguindo suas recomendações, automaticamente, a assessoria empresarial também obterá sucesso.

Todo caminho percorrido sozinho é mais trabalhoso e com menos frutos. Ao caminhar com alguém, partilhamos ideias, sonhos e conquista-se juntos os resultados, em menos tempo e com mais alegria.





(Autora: Carla Borges)

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