Percebemos, ao longo das consultorias nestes quase 20 anos de história, que os funcionários apresentam certa resistência às rotinas. No entanto, ao sermos contatados pelas empresas, observamos que em mais de 70% das queixas dos empresários e diretores, o que se sobressai são os erros e retrabalhos.
Verificando mais a fundo, notamos que os mesmos acontecem, geralmente, por não se seguir um padrão de qualidade e de desenvolvimento de produtos (entendemos produtos, não apenas a produção de algo material, mas também àquilo que é intangível, como atendimento ao cliente, postura profissional, textos, manuais, dentre outros).
É fato que os profissionais de hoje buscam rapidez no desenvolvimento de suas atividades, mas também não se pode perder o foco nos resultados. Ao ser contratado pela empresa, a mesma tinha como expectativa, que o profissional contratado desempenhasse sua atividade com maestria ou, no mínimo, com qualidade e dedicação.
Em nossos treinamentos, lançamos mão sempre de um questionamento: para quem você trabalha? Quase 100% dos participantes, estufam o peito e respondem: para o cliente ou para a empresa tal.
Na verdade, todos trabalhamos para nós mesmos, tanto é que recebemos salários para isso e não deixamos para ninguém, além de nós e nossa família!
Se trabalhamos para nós mesmos, porque não nos dedicamos 100% para a qualidade daquilo que produzimos, dentro dos limites daquilo que se espera?
Vemos pessoas desenvolvendo suas atividades de má vontade e deixando uma péssima marca para os que estão à sua volta!
É isto que queremos deixar de fato?
Quando estiver desenvolvendo sua atividade, olhe para aquilo que está fazendo e pergunte-se: quando eu apresentar isto, direi com orgulho: Fui eu quem fiz! Ou abaixarei a cabeça, com vergonha deste produto, e direi: nossa, fui eu quem fiz!
Tudo é uma questão de atitude. Qual é a sua?
Autor: Carla Borges
Psicóloga, pós graduada em Administração RH, consultora empresarial desde 1995, professora universitária desde 2003, escritora e articulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário