Ao longo destes 20 anos como instrutora de treinamentos, sou sempre chamada para desenvolver cursos na área de atendimento ao cliente - tanto interno quanto externo.
O que percebo é a grande dificuldade dos participantes em desenvolver habilidades para comunicar-se com clientes.
Interessada neste assunto, realizei algumas pesquisas e cheguei à seguinte conclusão: precisamos desenvolver habilidades não de comunicar-se para em OUVIR os clientes.
Vemos cursos de oratório, não de "ouvitória"!
Selecionamos um trecho de um texto enviado para nós há mais de 15 anos, mas que é atualizadíssimo!
Veja só os seis hábitos mais comuns de pessoas que não sabem ouvir:
1. Interrupções
- Essas pessoas dizem ao cliente: “O que você
tem a dizer não é importante para mim.” Você fica folheando arquivos não
relacionados ou digitando no computador enquanto fala com seus clientes? Seus colegas de trabalho se sentem à vontade
para lhe fazer as perguntas ou interrompê-lo enquanto você está ao
telefone? Não deveriam.
2. Medo
de não ter todas as respostas - Você não precisa ter todas as respostas para
ser um bom ouvinte. Esse mau hábito pode fazer com que perca as perguntas
realmente e, às vezes, o que a pessoa está querendo não são respostas, mas sim
compreensão.
3. Acreditar
que sabe mais do que a pessoa que está falando
- Esse hábito pode fazer você não ligar para a
mensagem do cliente ou mesmo interrompê-lo com uma solução prematura.
4. Reagir
exageradamente - Quando o cliente diz alguma coisa fere as suas
suscetibilidade - talvez você se ofenda
pela maneira de falar do seu cliente ou o seu estilo de explicar as coisas - é
fácil parar de ouvir. Você passa a
discordar mentalmente, dizendo para si mesmo o que gostaria de expressar em voz
alta.
5. Pseudo-ouvir - Freqüentemente, as pessoas fingem que estão
ouvindo, enquanto na realidade estão prestando atenção a alguma coisa.
6. Torne
o processo visível - Ao telefone, isso é muito
mais difícil. É preciso contar com as palavras que usamos, as perguntas que
fazemos e os “uhs-uhs” e “mmms”, que
substituem os movimentos de cabeça e os gestos.
Coletânea
de textos (autor desconhecido).
Mude seus hábitos e aprenda a ouvir melhor as pessoas!
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