quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ETIQUETA PROFISSIONAL NA ENTREVISTA

No começo do ano, nossas esperanças estão renovadas e nossa sensação de que tudo será melhor, é inevitável.
Neste período, os profissionais estabelecem propósitos como emagrecer, voltar a fazer exercícios, aumentar a quantidade de viagens no ano, mudar de emprego ou começar a trabalhar.
Para ajudá-los neste propósito profissional, selecionamos algumas dicas de etiqueta profissional ao participar de entrevistas.
Esperamos que ajude-o a se diferenciar dos demais candidatos!
Sucesso na sua entrevista!


ALGUMAS DICAS DE ETIQUETA PROFISSIONAL

Segundo o site Portal Educação (www.portaleducacao.com.br), "Etiqueta nada mais é do que o domínio das boas maneiras e dos bons costumes dentro do ambiente de trabalho de modo a sabermos se comportar neste ambiente, a relação com os superiores, dependentes e todas as outras pessoas que se relacionam com a empresa."

Partindo desta definição, selecionamos dicas de profissionais do mundo do trabalho, para que você também se atente a estas regras de boas maneiras na entrevista:

1) ACEITE IR À ENTREVISTA SOMENTE SE ESTIVER INTERESSADO: Quando entrarem em contato para agendamento de uma entrevista, avalie se de fato está interessado em participar do processo seletivo ou, pelo menos, em ouvir a proposta da empresa.
Você pode fazer algumas perguntas para verificar se vale a pena, como: se a pessoa que te contatou pode divulgar o nome da empresa contratante; se o seu perfil está próximo à necessidade da empresa; quando a empresa pretende realizar a contratação; se podem divulgar a função e o salário. Desta forma, você evita perda de tempo para ambos: selecionador e você.
Agora, ser grosseiro porque, em alguns momentos, a pessoa que te ligou não tem informações, isso é "deselegante" e um sinal de que você não tem boas maneiras.

2) ANOTE O ENDEREÇO CORRETO DO LOCAL DA ENTREVISTA: quando aceitar participar da entrevista, anote corretamente o endereço da entrevista e os pontos de referência. Nem todo mundo sabe lidar com o GPS (eu tenho dificuldades! rs), mas todo mundo sabe perguntar!
A desculpa de que chegou atrasado porque não sabia onde era, é muito antiga e inadequada. Cuidado: isso tira pontos de sua entrevista!

3) CHEGUE NO HORÁRIO: com o endereço em mãos, programe-se para chegar com 15 minutos de antecedência, assim você tem tempo para respirar, antes da entrevista.
Trânsito não é desculpa!
Se vai para uma região que costuma ter trânsito pesado, antecipe-se em uma hora. Isso facilitará, inclusive, para você conhecer melhor a redondeza da empresa e como os funcionários chegam ao local de trabalho.
É inadequado chegar atrasado, mesmo que fique esperando horas o selecionador. Neste caso, ele é o inadequado!

4) NUNCA MINTA NA ENTREVISTA: inventar dados para colocar no currículo, já é antiético e pode ser considerado crime de falsidade ideológica, se esta falsa informação for o motivo de sua contratação. 
Mentir na entrevista, além de ser extremamente cara-de-pau de sua parte, demonstra o quão antiético você é, e demonstra quão distorcido é seu caráter!
Se a informação solicitada for um segredo, informe isto ao selecionador ("Não posso informar estes dados, porque é um sigilo industrial" ou ainda, "prefiro não expor minha opinião sobre esta empresa ou este assunto").

5) CUIDADO COM SUA IMAGEM: escolha o figurino adequado para sua entrevista. Nada de roupas que chamem mais atenção para seu corpo do que para sua informação técnica, à menos que sua entrevista seja para emprego como modelo, stripper ou go go boy. 
Observe que a maioria das empresas tem como gestores a geração X ou baby boomer. Isso significa que são empresas tradicionais na forma de contratação. 
Faça opção por roupas mais clássicas como a calça ou saia social, camisa polo (se se sentir mais à vontade) ou camisa social. Meninas, evitem vestidos, calças ou saias colantes! Muito menos, o shorts (mesmo os sociais). Neste momento, você está apresentando o profissional e isso exige um pouco mais de formalidade!
Também, evite maquiagens rebuscadas ou a falta dela. Um lápis e um batom leve já faz uma grande diferença!
Badulaques barulhentos, correntes com simbologias estranhas, anéis com caveiras, bichinhos e outros, podem ficar muito bem guardados em sua caixinha de joias. Neste caso da entrevista, o menos é mais!

6) SE OFERECEREM ÁGUA OU CAFÉ: caso ofereçam água ou café, não tem problemas aceitar ou recusar. Tudo depende da forma. Se não gosta de café, não faça cara de nojo e nem diga "odeio café"! Opte por aquela forma educada de recusar: obrigado! Se tiver sede e não for oferecido nada, não se sinta constrangido em pedir. O selecionador sabe que é uma situação de estresse e pode ocasionar sede. 

7) PALAVRINHAS MÁGICAS: sabe aquelas palavrinhas mágicas que aprendeu quando criança: por favor, com licença, obrigado. Nunca sinta-se constrangido em abusar delas! Ser educado em uma entrevista sempre estará na moda e demonstra o quanto você sabe conviver em sociedade!

8) NUNCA FALE MAL DE COLEGAS, EMPRESAS ANTERIORES, E DOS SEUS EX-SUPERIORES: problemas de relacionamento podem acontecer, mas passam com o tempo. Ao registrar e relatar suas  dificuldades de relacionamento, falando mal de ex-colegas, empresas ou superiores, você deixa claro que tem dificuldades em superar problemas de relacionamento. 

Quando for a uma entrevista e a pergunta for relacionado ao motivo de sua saída (e seu motivo for este), diga apenas que optou por sair da empresa e buscar novas oportunidades. Se foi demitido, por conta deste desentendimento, diga que não se adequou à política da empresa. Evite ficar dando voltinhas ou ser inadequado.
Aprenda com os desentendimentos e seja uma pessoa melhor!

9) AGRADEÇA A OPORTUNIDADE: no final de sua entrevista, agradeça a oportunidade de apresentar seu perfil. Ambos ganharam com isto, mas você muito mais, afinal, teve a oportunidade de se apresentar profissionalmente. Mesmo que não dê certo, o selecionador guardará uma imagem muito positiva sobre você.


10) NOVO CONTATO COM A EMPRESA: em alguns casos, as empresas costumam deixar um telefone para futuro contato. 

Se estiver esperando a resposta, dê um prazo de 10 dias e envie um e-mail educado, informando de seu interesse em continuar no processo. Se receber um e-mail informando que o processo não foi encerrado ainda, você saberá que está no páreo. 
Se receber um e-mail informando que não foi selecionado, NÃO FIQUE PERGUNTANDO O MOTIVO!  Aceite e faça uma reavaliação de suas informações ou postura, mas lembre-se: pode ser que tiveram vários candidatos para um único processo e eles tiveram que optar por apenas um destes candidatos!
Se o retorno estiver demorando, não se preocupe, é muito comum, nos dias de hoje, os processos seletivos levarem até 60 dias para dar sequência, pois surgem várias prioridades no caminho, que impedem a retomada do contato.
Se for enviar um e-mail para verificar se o processo ainda está em aberto, não seja impulsivo. E-mail como: "quero saber se estou no processo ainda" ou "ninguém me deu resposta do processo", são mal educados e ajudam o selecionador a tomar a decisão naquele momento: FOI REPROVADO!

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário