segunda-feira, 14 de julho de 2014

TODOS PODEM SER LÍDERES?

Sempre ouvia dizer que a liderança é nata, ou você é ou não é. Eu teimava em dizer que não concordava, mas eram especialistas os que me diziam e eu tinha que ficar quieta. Isso quando eu tinha ainda meus 10, 11 anos.
Ao longo dos anos, vivenciei situações que mostraram exatamente o contrário. Todos podem sim ser líder, tudo o que precisam é de uma dose especial de autoconfiança.
Em 2006, li o livro: 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, onde o consultor Stephen R. Covey apresentava ao mundo seus conceitos desenvolvidos a partir de uma pesquisa realizada na década de 1980, sobre o que destacava algumas pessoas como líderes e seus hábitos.
Esta foi a mola propulsora que eu precisava para gritar aos 4 ventos: todos podemos ser líderes, desde que estejamos abertos a isto!
Ao estudar os conceitos apresentados e as características pesquisadas, tomei a liberdade de fazer um resumo sobre este material para facilitar a divulgação para os mais de 3000 alunos que tive na Faculdade, ao longo destes mais de 10 anos de carreira acadêmica e de mais de 20 anos na área de RH.
Covey  em 1989 cita 7 hábitos: Pró-Atividade, Ter Objetivo em Mente, Priorizar, Pensar Vencer/Vencer,  Compreender/Ouvir, Sinergizar e Auto-Renovação. Em 2004, ele apresenta o 8º Hábito: da eficácia à grandeza. Neste artigo, nos concentraremos nos 7 hábitos iniciais.

Hábito 1: Proatividade
Ser proativo é ter iniciativa e ser responsável pela sua escolha. Mais do que ter uma ideia, é você aplicá-la.
Frases como: “Eu sou assim mesmo”, é como se estivesse dizendo “Sou teimoso. Não há nada que possa ser feito a respeito.”
Ou ainda: “Ela me deixa louco”, significa “Não sou responsável. Minha vida emocional é governada por algo de fora do meu controle”
Isto está fora de cogitação!
Hábito 2: Começar com o objetivo em mente
Descubra por si mesmo e deixe claro para si quais são seus valores pessoais mais profundos e quais são seus objetivos na vida. Visualize as características ideais para cada atitude e relacionamentos na vida.
Este é o princípio de que as coisas acontecem em 2 momentos: no plano mental e depois no plano físico.
Crie uma declaração de missão pessoal, onde contemple família, social e trabalho.

Hábito 3: Primeiro o mais importante
Também um hábito relacionada à liderança pessoal, este é um que exige o autoconhecimento.
Pergunte-se: ‘O que poderia fazer (e que não está fazendo), que poderia causar uma tremenda alteração para melhorar em minha vida pessoal, se feito de maneira constante?”
Pergunte-se: “O que, em minha vida profissional, teria o mesmo efeito?”
Administração do Tempo é vinculado a um gerenciamento de equipes – desenvolver a capacidade de que cada pessoa deve ter o foco no resultado final.
Hábito 4: Pense em Vencer/Vencer
Quando apenas um ganha, o sentimento de frustração é instaurado e o líder não atinge o objetivo principal.
Este é o Princípio da Liderança Interpessoal, onde a busca do benefício mútuo em todas as interações humanas, através do melhor para todos é baseado em: Caráter, Relacionamentos, Acordos, Sistemas de Apoio e Processos.

Hábito 5: Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Este é o Princípio de Comunicação Empática, onde colocar-se no lugar do outro é muito mais do que trocar de lugar físico.
Existem 4 tipos básicos de comunicação: Ler, Escrever, Falar e Ouvir
1. Ouvir – compreender o assunto
2. Saber Como ser Compreendido – 70% (fazer-se entender, partindo da visão do outro sobre o assunto)
3. Não partir de suas experiências para poder compreender (Empatia).
4. O Corpo fala – gestos/tom de voz/frases discordantes.

Hábito 6: Sinergizar
Este é o Princípio da Cooperação Criativa
Trazer o melhor de cada um  para o bem de todos, valorizando as diferenças e utilizar de criatividade para a prática.

Hábito 7: Afinando os instrumentos
Este é o Princípios de Auto-Renovação Equilibrada, onde o respeito por seus limites e o autoconhecimento são as únicas formas de se atingir resultados.
Sua Natureza
Física (exercícios, nutrição, cuidados com o estresse)
Mental (leitura,visualização, planejamento, escrita)
Espiritual (valores, envolvimento, estudo, meditação)
Emocional (ajuda, empatia, sinergia, segurança interna)

Se aprendermos a aplicar parte destes conceitos, conseguiremos de fato, sermos excelentes líderes. Estou trilhando o meu caminho... e você?
Indicação de Leitura: COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Best Seller Editora. 1989.


Autor:: Carla Borges
Psicóloga, pós-graduada em Administração em Recursos Humanos, professora universitária (Administração, RH, Engenharia de Produção), coautora do livro Tópicos Essenciais em Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário