quinta-feira, 3 de julho de 2014

DICAS DE ENTREVISTA - PARTE II

Como se preparar melhor para a entrevista e se destacar dos demais candidatos?

1) O primeiro passo é conhecer-se com maior profundidade.
Temos resistência em conhecer nossos limites e nossos pontos fortes. Procure exercitar o autoconhecimento, permitindo-se ver-se como um espelho. Aproveite também as críticas das pessoas em sua volta.
Quando um colega, um familiar, o companheiro ou até mesmo uma pessoa que não tenha afinidade, te apresentar um feedback, escute-o com atenção. Isto poderá ajudá-lo na mudança de comportamento e assim também, a formar uma visão de si mesmo.

2) Não terceirize a responsabilidade de outra pessoa elaborar seu currículo. Você até pode pedir ajuda para alguém para a elaboração de seu currículo, mas quem deve fornecer os dados é você!
Por melhor que seja a empresa ou a pessoa que o orientará, somente você sabe o que conhece (conhecimentos), o que sabe fazer (habilidades) e quais comportamentos conseguiu apreender (atitudes) ao longo de sua carreira.
Dica: Escreva em uma folha todos os conhecimentos técnicos, todas as habilidades e como conseguiu aplicá-las. Depois, ordene-as em ordem de prioridade e importância. A próxima etapa é tornar este texto mais técnico. Somente nesta fase é que poderá solicitar ajuda de um especialista.
A dica é: não procure qualquer pessoa para elaborar o teu cartão de visitas (currículo). Muitas pessoas se oferecem para fazê-lo, mas são poucos os que estão de fato preparados!

3) Escolha um modelo que atenda à sua necessidade e ao Mercado. Nada de elaborar currículos com muitas informações, mas com pouco conteúdo técnico. Também escolha a letra e o formato mais adequado.
Se não tem um modelo escolhido, a dica é procurar na própria internet algumas sugestões.
Lembre-se: seu currículo deve ter, no máximo 2 folhas. O ideal é sempre uma folha, com letra tamanho 12 ou 10.

Aguarde novas dicas em breve!

Autor: Carla Borges, psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, consultora empresarial desde 1994, coautora do livro: Tópicos Essenciais em Administração (Ed. Alínea) e professora universitária pela Faculdade Max Planck e professora de pós-graduação pela Escola de Negócios Trevisan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário