quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Participar de Entrevistas exige preparo

Temos desenvolvido diversos trabalhos voltados para pessoa física (candidatos) e a maior dificuldade que todos apresentam é justamente o momento da entrevista.

Ir a uma entrevista, sem preparar-se antecipadamente, é assinar o próprio suicídio profissional. E o pior é que joga-se a culpa no selecionador, na agência que encaminhou ou na faxineira, que não limpou a porta de entrada primeiro....

Aos navegantes, lá vai algumas dicas simples, que poderá fazer a total diferença entre ser contratado e ser mais um a ser dispensado.

Em primeiro lugar, lembre-se de que a responsabilidade de encontrar o profissional certo para a empresa é do RH da empresa e não do candidato. Vá à entrevista, como alguém que terá a oportunidade de conhecer pessoas novas e testar o próprio potencial.

2) Olhe seu currículo como se fosse uma outra pessoa. Ele traduz o que você sabe fazer? Está bem montado? Leia-o, estude-o para não gaguejar ao falar de sua experiência. E faça a seguinte pergunta: Eu me contrataria se recebesse este currículo? Leve-o para a entrevista, pois pode ser que não tenham deixado uma cópia com a selecionadora.

3) Prepare-se fisicamente: tenha uma boa noite de sono, alimente-se bem e de forma saudável, tome uma banho refrescante, coloque uma roupa adequada (dicas postadas em 2008). Se tiver vícios como fumar, beber, usar drogas, NÃO O FAÇA!!!!! Até por questão de saúde, pare já.

4) Saia com antecedência, para chegar de 10 a 15 minutos de antecedência. Chegar muito cedo é exagero! Se depender de ônibus ou carona, cuidado: podem acontecer imprevistos.

5) Quando chegar ao local da entrevista, observe a empresa, as pessoas que nela trabalhem, antes de chegar à recepção ou anunciar-se à portaria. É sempre importante sentir o ambiente. Verificar se você gostaria de integrar o quadro de funcionários.

6) Cumprimente a todos que encontrar no caminho: porteiro, faxineira, concorrentes. Isto demonstra cortesia, que é bom e cabe em qualquer lugar.

7) Aguarde o tempo necessário para entrar na sala do entrevistador, mas não se esqueça de anunciar-se. Ninguém adivinha quando você chega!. Não fique fazendo comentários negativos: "nossa, que demora!", "a antiga empresa que eu trabalhava era ruim", "as pessoas daqui são tão metidas, né?!" Se não tem nada agradável para dizer, apenas aguarde. Leve um livro, uma revista (nada de gibi, revista de fofoca ou algo pior, livros infantis). Escolha algo que o distraia, mas também traga conhecimento.

8) E finalmente, quando entrar na sala do entrevistador, lembre-se da regra 1 e boa sorte!

Nas próximas semanas, enviaremos textos de motivação. Aguarde!

Carla Borges
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário