terça-feira, 29 de março de 2016

CONTRATAÇÃO DEPOIS DOS 40




A contratação a partir dos 40 anos é possível sim. Talvez, você não encontre as vagas que procure em áreas onde haja exigências de tecnologias específicas ou onde é fácil a contratação de jovens entre 25 e 35 anos. No entanto, cada vez mais as empresas têm procurado profissionais estáveis (acima de 42 anos de idade) para contratação em áreas que exigem responsabilidades específicas: financeira, vendas externas, vendas internas, coordenação de equipes, suporte à produção (logística, RH, etc.).

Por que esta realidade? Cada vez mais, temos o índice de desemprego maior nesta faixa etária (40 anos – 55 anos). Com o aumento da demanda de profissionais especializados disponíveis, as empresas passaram a exigir ainda mais de seus processos seletivos:
- Formação superior
- Informática Avançada
- Segundo idioma
- Tempo de experiência na área

Neste último indicador, busca-se vivência em empresas de peso ou empresas tecnológicas.

Então o quer fazer se não atendo aos requisitos acima?
- Buscar qualificação – Pronatec, SENAI, SENAC e tantas outras empresas qualificadas para esta função
- Networking – relacionar-se bem com os colegas de áreas ou desenvolver atividades sociais (voluntariado é uma boa pedida!), onde possa mostrar suas competências humanas para os que estiverem presentes.
- Fazer cursos variados, mesmo que seja pela internet e de forma gratuita. Na internet existem várias opções de cursos.

É importante também acompanhar a economia e as informações de mercado, por exemplo, política, crises em outros países, dentre outras coisas. Por quê? O impacto é direto nas contratações.

Um exemplo: uma área que ainda não foi atingida pela chamada crise econômica é a de Lazer. Pode ser interessante a busca por trabalho em agências de turismo ou parques de diversão, barzinhos e casas de shows.
São novas opções, novos mercados e novas possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário