segunda-feira, 9 de novembro de 2015

COMUNICAÇÃO EM CENA

Segundo a Revista Melhor Gestão de Pessoas, na matéria vinculada Maio/2015, o consultor em Comunicação, Ernesto Berg, observa a importância de a mensagem dita ser semelhante à compreendida e aconselha como se comunicar melhor.

Desde os primórdios, a comunicação é a atividade mais comum a qualquer pessoa. Estudos indicam que homens e mulheres da idade da pedra se comunicavam por gestos e gritos num primeiro momento e depois passaram a desenhar (os hieróglifos) suas conquistas, medos e anseios nas cavernas. Avançamos no tempo e nos posicionamos nos dias de hoje: a importância da comunicação continua sendo a mesma. No mundo corporativo, por exemplo, pesquisas realizadas em organização mostram que setenta e cinco por cento do tempo de um gestor é gasto se comunicando com outros, seja para conversar, telefonar, ler, escrever relatórios, mandar e-mail ou administrar conflitos.

E esta comunicação não pode ser de uma única via. A capacidade do indivíduo de saber comunicar-se, de dialogar e de entender os outros, bem como a de fazer-se compreender, é uma das competências mais estimadas no mercado de trabalho. Líderes autênticos são mestres neste quesito. Sabem o que interessa às pessoas, do que elas necessitam e como motivá-las. Alguns nascem com o dom, mas a maioria tem de moldá-lo.

Nesse sentido, a área de Recursos Humanos pode ser uma grande aliada de líderes e futuros gestores, ao disseminar a importância da correta comunicação. Ele ainda sugere 11 dicas que podem ajudar o RH nesta tarefa:

1- É impossível você não se comunicar;
2-  Comunicação começa por você;
3- Ouça com atenção;
4- Dê fluência ao diálogo;
5- Faça perguntas criativas;
6- Tenha coerência entre mensagem verbal e não verbal;
7- Líderes são ótimos comunicadores;
8- Grandes líderes entregam mais do que recebem;
9- Aprenda a ler nas entrelinhas;
10- Tenha um plano de contingência em comunicação.
11- Previna o surgimento de boatos e rumores.


Acompanhe a entrevista completa na revista “Melhor Gestão de Pessoas” edição de maio/2015, pelo link: http://www.revistamelhor.com.br/dicas/13410/comunicacao-em-cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário