quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ANSIEDADE ANTES DA CERIMÔNIA

 


Muitas noivas relatam situações de estresse antes da cerimônia de casamento. Apesar de ser natural, por causa da ansiedade, algumas ações podem ajudar a reduzir este impacto.
O casal tem focos diferentes de preocupações. Enquanto o noivo, concentra sua energia em fazer acontecer: financeiro, documentação, assinaturas de contratos, etc., a noiva busca concentrar-se nos detalhes do evento:
- Listas de convidados, lista de padrinhos;
- Decoração, flores, docinhos, comidinhas do casamento;
- Vestido, vestido para madrinhas e para pajens, acessórios;
- Decoração da casa, enxoval;
- Controle do orçamento;
E tantos outros detalhes que interferem em tudo em sua vida!
É neste momento que as noivas relatam sintomas de distúrbio em sua vida social e, em alguns casos, até a desistência do casamento há algumas horas do evento.
Alguns sintomas são:
- Pesadelos com a cerimônia: dilúvio no dia, nenhum convidado presente, o noivo não aparece, os fornecedores da festa não aparecem, o vestido mancha/rasga/ some,  o noivo passe a agredi-la, etc.
- Insônia: com medo dos pesadelos, o cérebro passa a não permitir que a noiva durma;
- Fome excessiva: a noiva passa a comer compulsivamente;
- Gagueira: algumas noivas desenvolvem gagueira, toda vez que toca no assunto casamento;
- Histeria: passa a ter "ataques histéricos",como gritos ao discordar de um assunto, irritação excessiva por qualquer situação fácil de ser resolvida; passa a bater portas, quando alguém discorda ou a questiona sobre algo;
- Insegurança: a noiva começa a questionar se ama de fato o noivo, se será uma boa esposa, se ele será um bom marido;
- Choro sem motivo: passa a ficar emotiva por qualquer situação, chorando até mesmo com coisas simples do dia-a-dia;
Em alguns casos, os sintomas aparecem todos ao mesmo tempo, tornando os últimos dias que antecedem a cerimônia, um calvário para a noiva!
A primeira ação é destinada à família da noiva e ao noivo. Esta é uma reação comum à muitas noivas, portanto, não ajuda em nada a família cobrar que ela fique calma. A compreensão é demonstrada através de pequenos gestos, como dar um espaço para que ela se acalme. Quando perceber que este sintoma começa a fazer parte da rotina, a mãe é a melhor referência para a noiva (ou uma mulher que ela tenha como referência feminina). Chame a noiva para conversar, deixe-a desabafar seus medos e sua ansiedade, permita que ela chore e verbalize toda a sua angústia. Não julgue-a! Depois de ela desabafar, incentive-a com bons exemplos do comportamento do noivo e de como ele a faz feliz.
Quanto à noiva, pare de fazer o que esteja fazendo no momento e respire! Nossa tendência é alterar toda a oxigenação no cérebro e ele passa a funcionar incorretamente, emitindo pensamentos negativos.
Depois, pegue uma folha de caderno e anote todos os motivos que a levaram a chegar até este momento: por que escolheu casar com ele; o que você imagina que seria este casamento; como gostaria que as coisas funcionassem. Em outra folha, anote quais são seus medos reais; por que acha que não daria certo; dentro de suas possibilidades, o que acha que poderia fazer para alterar o momento, e que ainda não fez.
Leia o que escreveu. Perceberá que todo seu medo, se resume em um apenas: é um novo momento em sua vida e você está insegura se fará bem o seu novo papel!
Você é especial e merece um novo momento em sua vida! Seja muito feliz!


Autor: Carla Borges
Psicóloga, consultora empresarial, coautora do livro Tópicos Essenciais em Administração, professora universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário