sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Arte em Atender Bem e Fazer Escolhas

Segundo Idalberto Chiavenato, “a seleção de pessoas pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando a manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal”. (1997, p. 233) 

Aparentemente, esta tarefa é simples, pois indica que, dentre os candidatos que uma empresa tem para determinada vaga de trabalho, o selecionador escolherá um que atenda às suas principais necessidades. Todo selecionador tem claro que não encontrará o candidato perfeito, mas aquele que mais se aproxima. Será que é assim mesmo?

Nos últimos 10 anos, com a abertura de Mercado para a globalização também no campo profissional, as vagas de trabalho passaram a ser preenchidas por profissionais de vários cantos do planeta. Inseguros, os candidatos brasileiros optaram por buscar formas, nem sempre reconhecidas como legais, para conseguir um lugar especial. O selecionador é chamado a estar atento aos diversos recursos utilizados por estes candidatos.

Ao receber um currículo para determinada vaga, além de preocupar-se na busca da pessoa certa para suprir a necessidade da empresa, o selecionador precisa estar atento às fantasias e mentiras que o candidato coloca em seu currículo ou expõe durante a entrevista. Prova disto é que, cada vez mais, demora-se para fechar um processo seletivo.

Um currículo traz informações parciais sobre aquela pessoa. O primeiro passo é realizar uma triagem deste material, baseado em dados técnicos como: experiência na antiga empresa, formação e cursos referentes à área da vaga. Esta análise deve ser realizada com atenção e tranquilidade, portanto, evite realiza-lo em local com muito movimento ou durante um bate papo com colegas de trabalho. 

Os candidatos que atenderem parcialmente à necessidade, entre em contato com cada um, agende uma entrevista. Se a quantidade de candidatos for grande, agende uma entrevista coletiva, onde possa visualizar todos os candidatos e seus comportamentos diante do grupo. Não invente atividades em que exponha estes candidatos. O objetivo maior é conhecê-los. Peça que contem sobre sua carreira, sua vida profissional e empresas por onde passaram, enfim, colete o máximo de dados técnicos, para compor um grupo mais seleto.

Aqueles que apresentarem condições para seguir à segunda etapa, deverão ser entrevistados individualmente. Para os demais candidatos envie uma carta, e-mail ou comunicado de agradecimento, informando que não seguirão para as demais fases. Isto é prova de que o selecionador o respeitou, tanto quanto ele respeitou ao atender ao convite.

Os profissionais que continuarem nas demais fases da seleção, passam a ser avaliados, além da parte técnica, também através de suas competências comportamentais e humanas. Prepare-se bem para esta fase, elabore perguntas que tragam um conteúdo investigativo, mas sem ser invasivo ou pedante. O objetivo é coletar o máximo de informação sobre a pessoa que está concorrendo à oportunidade em sua empresa. 

Ao contrário do que tem acontecido com certa frequência, o objetivo da entrevista não é a reprovação de candidatos e sim, a “escolha do homem certo para o cargo certo”. Isto significa dar-se a oportunidade de conhecer de fato o ser que está à sua frente, com suas limitações, seus pontos fortes, seu potencial, enfim, o que esta pessoa tem para oferecer para tornar a empresa que a está selecionando, mais competitiva e ainda melhor. 

Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos – Edição Compacta. 4ª Edição. Editora Atlas. 1997.
KANAANE, Roberto. Comportamento Humano nas Organizações – O Homem Rumo ao século XXI. 2ª Edição. Ed. Atlas. 1999.
RABAGLIO, Maria Odete. Seleção por Competências. 4ª Edição. Educator. 2001.
SILVA, M.L. & N U N E S, G. S. Recrutamento & Seleção de Pessoal. Ed. Érica. 2002.
Guia Você S/A Exame- As Melhores Empresas para Você Trabalhar 2011: Termo de Compromisso. Em: http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas2011/termo-de-compromisso.shtml. Acesso em: 02/07/2011.
Guia Você S/A Exame- As Melhores Empresas para Você Trabalhar 2011: Caderno de Evidências. Em: http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas2011/download/manual_de_instrucoes_book_2011.pdf. Acesso em: 02/07/2011.
Revista Você S/A Exame. 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. São Paulo. Edição. Especial: Editora Abril, 2010
Autora
Carla Borges é Psicóloga, especialista em Administração de Recursos Humanos, professora universitária, consultora empresarial desde 1995, coautora do livro: Tópicos Essenciais em Administração, sócia da Phoenix Assessoria Empresarial (premiada com o Frutos de Indaiá 2012).


Nenhum comentário:

Postar um comentário