quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Algumas dicas para conviver bem

No dicionário, conviver quer dizer: viver em comum, co-existência. Isto me faz refletir sobre o que estamos fazendo para conviver.

1) Em casa: convivo com pais, irmãos, cônjuge, filhos, sogros, tios, primos, animais de estimação.
- Respeito o espaço alheio?
- Honro meu nome e sobrenome, perante a sociedade?
- Permito que a pessoa seja ela mesmo ou forço que ela seja quem que gostaria que ela fosse?
- Consigo estabelecer o limite entre o que é minha privacidade e respeito a privacidade do outro?
- Procuro compreender quando o outro não está bem, do mesmo jeito que exijo que ele faça com relação a mim?
- Compreendo os pequenos deslizes cometidos e valorizo o que de bom ele tem feito todo o tempo que está comigo?
- Procuro manter a organização e limpeza, do mesmo jeito que encontrei, pensando no próximo que vai utilizar este lugar?
- Me dedico à minha atividade, procurando estudar sobre o tema, procurar soluções de pequenos problemas, antes de pedir para alguém me ajudar?
- Procuro me qualificar assumindo para mim a responsabilidade de crescimento de carreira e minha qualificação para o Mercado de Trabalho?
- Não fico reclamando o dia inteiro de como é ruim a empresa, os colegas, os equipamentos ou minha vida dentro da empresa, sem fazer nada para melhorar?


2) No trabalho: convivo com diretores, colegas de trabalho, clientes, fornecedores, terceiros, equipamentos e maquinários:
- Respeito a hierarquia e o poder ligitimado ou não, ao trabalhar em uma empresa?
- Respeito meus colegas e o espaço físico que compartilhamos?
- Respeito horários e regras estabelecidas?
- Respeito equipamentos e o patrimônio que é compartilhado por todos?
- Cumpro meus deveres e obrigações, antes de cobrar meus direitos?
- Ao utilizar um espaço que é compartilhado por mais pessoas, procuro manter limpo do mesmo jeito que encontrei?
- Procuro melhorar meu relacionamento a cada dia, sem ferir o outro por não conseguir se portar não ser tão bom quanto eu gostaria que ele fosse?
- Faço coisas simples como: dar descarga, limpar a mesa onde tomei o café, jogar lixo no lixo, não pisar com o pé sujo em local que está limpo, limpar o pé no tapete, lavar a xícara de café que tomei, embrulhar o absorvente usado com papel para evitar ficar exposto?
- Não fico reclamando de tudo o que diz respeito ao meu trabalho em vez de fazer alguma coisa para mudar isto?


3) Na escola: convivo com diretores e assistentes, professores, colegas de escola, fornecedores, patrimônio público:
- Respeito qualquer tipo de autoridade, mesmo que esta não esteja correta?
- Respeito o espaço que é compartilhado por todos, cuidando e mantendo conservados cadeiras/mesas, paredes, quadros, lousas, banheiros, cozinhas e outros?
- Respeito meus colegas de escola, independente de ele ser diferente de mim, permitindo que ele se sinta bem ao meu lado?
- Jogo lixo no lixo, papel higiênico apenas no lixo, uso o sabonete apenas para lavar as mãos?
- Procuro me dedicar aos estudos e respeitar meu colega que também estuda comigo?
- Não colo do colega por achar que sou incompetente em estudar e me sair bem ou pelo simples fato de que não quis estudar?


4) Na sociedade: convivo com crianças, jovens, adultos e idosos, estudantes, trabalhadores, desempregados, donas/donos de casa, solteiros, casados, comprometidos:
- Recolho o lixo que produzo (balas, doces, latas, papéis e outros) para jogar no lugar certo, sem ser ruas, nos vasos de flores, nos vasos sanitários e outros locais impróprios?
- Respeito as pessoas, nunca humilhando-as com apelidos, agressões ou qualquer forma de invasão pessoal?
- Não cuspo no chão, jogo lixo no lixo, bituca de cigarro no lugar certo, apago bitucas acesas, não jogo papéis ou outra coisa de dentro do carro na rua, não piso na grama, atravesso apenas na faixa ou nas esquinas, olhando para todos os lados?
- Respeito religiões diferentes da que acredito, torcedores que não compartilham o mesmo time que eu, partidos políticos que não são os que sigo?
- Não piso na grama, nem colho flores para ficar tirando bem-me-quer, mal-me-quer?
- Sou patriota, respeito as coisas do País e valorizo-a ao contar para alguém?
- Olho a vida com mais esperança e amor, deixando as queixas de lado, permitindo que as pessoas se sintam melhores ao meu lado?

Se respondeu sim para todas as perguntas, isto prova que você é uma pessoa extremamente agradável de se conviver. Se tiveram alguns não, revise sua forma d ever a vida e peça ajuda aos amigos, permitindo que eles sejam verdadeiros na sua posição. Não fique chateado se disserem coisas sobre você, que não gostaria de ouvir. Tente mudar. Faça um esforço.
Mas se a maioria das respostas foi não, está na hora de fazer uma revisão sobre seus conceitos e começar a entender que você partilha do mundo com outras pessoas e ninguém tem a obrigação de aguentar seu mal humor, sua falta de educação, suas ações negativas, mas mesmo assim, eles o fazem, porque o respeitam como Ser Humano.
Mude!
Até Darwin, em sua Teoria da Evolução conclama: somente aqueles que acompanharem a evolução, sobreviverão.
Feliz 2011!


Carla Borges
Psicóloga, Consultora em RH, co-autora do livro: Tópicos Essenciais em Administração, articulista de jornais e revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário